domingo, 13 de julho de 2014

AINDA SOBRE O AUGE E O DECLÍNIO DO NEOLIBERALISMO.


Deve-se tomar bem a sério as análises econômicas e politicas que demonstravam já nos anos 80 e 90 os profundos problemas e crises a que conduziriam a economia mundial. Meu livro sobre Do terror à Esperança: Auge e Decadência do Neoliberalismo (Idéias & Letras, 2004) realiza talvez a síntese mais ampla e mais crítica (no sentido científico deste termo) de uma doutrina económica mas sobretudo politica e ideológica que dominou o ambiente intelectual dos anos 1980-1990. Tive muita satisfação de ver a edição em castelhano do Banco Central da Venezuela esgotar-se em poucos meses. Mas me sinto muito satisfeito também de ver que a edição em mandarim saída no ano passado pela Academia Chinesa de Ciências Sociais vem encontrando excelente repercussão. Ela não é alheia ao fato de que a Associação  Mundial de Economia Política  (WAPE na sigla em inglês) decidiu outogar-me no ano passado o Prêmio Mundial de Economista Marxiano (2013).

É por isto que me causou muito prazer encontrar (ainda que tardiamente) a publicação da crítica de  Segrillo realizada em 2004, em seguida à publicação do livro em português. Fiquei muito encantado com sua afirmação no começo de seu excelente artigo de que se tivesse escolher 3 livros para levar a uma ilha perdida do mundo incluiria com certeza este livro meu. Leia sua crítica tão objetiva e rica em importantes sugestões para o aprofundamento do tema:

http://www.redalyc.org/pdf/1670/167013389010.pdf

Nenhum comentário:

Busca